5 motivos para não perder o GP da China

07/04/2015 23:58

A inesperada vitória de Sebastian Vettel no GP da Malásia fez aumentar a expectativa para a terceira etapa da temporada da Fórmula 1, na China. As temperaturas amenas da primavera chinesa e as características particulares do traçado costumam trazer surpresas. Saiba no que ficar de olho na prova que tem classificação às 4h da madrugada de sábado e corrida às 3h do domingo:

1. Mercedes promete reagir após ser derrotada pela Ferrari
O chefe da equipe, Toto Wolff, foi o primeiro a admitir a surpresa pela equipe ter perdido uma corrida pela primeira vez em sete meses. Mas, para a China, o time de Lewis Hamilton e Nico Rosberg promete reagir, levando "uma série de melhorias aerodinâmicas" para Xangai.

2. GP costuma ter resultados surpreendentes
A prova chinesa foi palco das primeiras vitórias de Red Bull e Mercedes e do triunfo solitário de Lewis Hamilton em 2011, quando Sebastian Vettel levou 5 das primeiras 6 provas. Isso porque, ao contrário da maioria dos circuitos, as características das curvas de Xangai fazem com que os carros 'saiam de frente' (quando a dianteira se move muito nas curvas). Normalmente, os pilotos têm de controlar saídas de traseira. Isso causa um tipo diferente de degradação nos pneus e provoca surpresas.

3. Chance de Safety Car é relativamente alta
O GP da China tem mais de 40% de possibilidade de ter um Safety Car, o que influencia na forma como as equipes pensam suas estratégias para a corrida. Lembrando que foi justamente uma intervenção do carro de segurança que mudou a história da última prova, na Malásia.

4. Brasileiros tentam reação 
Depois de começarem bem a temporada, Felipe Massa e Felipe Nasr tiveram um GP da Malásia complicado. Para o GP da China, o piloto da Williams espera que a equipe recupere parte do déficit para as Ferrari e acerte os pit stops, enquanto o novato da Sauber aposta na velocidade final do motor italiano para pontuar no circuito que tem uma das maiores retas do calendário.

5. Primeira curva é complicada 

As duas primeiras etapas da temporada tiveram toques que selaram o destino de vários pilotos. E Xangai não costuma ser diferente, como explica Pastor Maldonado. "As primeiras curvas em Xangai são muito interessantes porque a reta é longa até a primeira direita, mas depois a pista fica apertada na curva 2, então pode ficar bem complicado!"

https://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2015/04/07/mercedes-e-brasileiros-ao-ataque-5-motivos-para-nao-perder-o-gp-da-china.htm