Atualize-se: as 10 notícias mais importantes da pré-temporada da Fórmula 1

11/03/2015 15:00

Está aproveitando o início da temporada da Fórmula 1 para voltar a acompanhar as notícias da categoria? Muita coisa aconteceu desde que Lewis Hamilton conquistou o bicampeonato no GP de Abu Dhabi, em novembro do ano passado. Um campeão do mundo foi parar no hospital e está fora do GP da Austrália, uma equipe ficou pelo caminho e outra se reinventou, teve chefe que caiu e brasileiro com motivos para se animar para o campeonato de 2015.

1. Alonso está fora da abertura da temporada da F1 e lamenta: "Será difícil"
A notícia mais bombástica da pré-temporada foi dada a 10 dias dos primeiros treinos livres do GP da Austrália: depois de sofrer um acidente que pareceu, primeiramente, leve, no dia 22 de fevereiro, nos testes de pré-temporada, Alonso sofreu uma concussão, passou quatro dias no hospital  e ficou de fora dos últimos treinos. Mesmo que os médicos garantissem que a saúde do espanhol está perfeita, recomendaram que o bicampeão não pilotasse na Austrália, temendo que um segundo acidente deteriorasse sua situação. Com causas estranhas – a McLaren culpou 'fortes ventos' – o acidente gerou muita polêmica.

2, Massa critica briga judicial que pode tirar vaga de Nasr: culpa da equipe
Na semana da abertura do mundial, o holandês Van der Garde entrou na justiça australiana com uma ação dizendo que tinha, contratualmente, o direito de estar no grid pela Sauber, colocando em risco as vagas de Felipe Nasr e Marcus Ericsson. O holandês, que foi piloto de testes do time em 2014, teria um contrato que lhe garantiria a titularidade na temporada seguinte. 

3. Velocidade da Mercedes é "assustadora", reconhecem rivais
Demorou um pouco para a Mercedes demonstrar seu real potencial, mas nos últimos testes de Barcelona Nico Rosberg e Lewis Hamilton 'colocaram as mangas de fora' e deixaram os rivais comendo poeira. Com isso, a expectativa é de que os vencedores de 16 das 19 provas de 2014 comecem o ano na frente.

4. Os cinco motivos para acreditar que Massa pode voltar a vencer em 2015
Se a Mercedes mostrou que segue muito forte, a Williams também demonstrou muita consistência e velocidade durante a pré-temporada e aparece como segunda força neste início de temporada. Isso dá esperança a Felipe Massa, que busca encerrar um incômodo jejum de vitórias, que vem desde o GP do Brasil de 2008.

5. Sauber foi fiasco em 2014. Mas início de ano é promissor para Nasr
A Sauber viveu o pior ano de seus mais de 20 anos de história em 2014, não conseguindo marcar um ponto sequer. Porém, desde os primeiros testes da pré-temporada, a equipe vem demonstrando evolução, especialmente devido à melhora da unidade de potência da Ferrari. Foi uma boa notícia para Felipe Nasr, que faz sua estreia como titular no time suíço.

6. FIA apresenta pontuação para superlicença e afasta chegada de novatos à F1
Alarmada pela estreia de Max Verstappen, com apenas 17 anos e duas temporadas de experiência com monopostos, a Federação Internacional de Automobilismo estabeleceu uma série de regras para a obtenção de licenças para competir na Fórmula 1. Os pilotos terão de ter pelo menos 18 anos e somar pelo menos 40 pontos em um ranking que contabiliza os resultados nas categorias de base. A regra passa a valer a partir de 2016.

7. Proibição acaba com capacetes irreverentes e homenagens na Fórmula 1
A Federação Internacional de Automobilismo resolveu proibir que os pilotos alterem os desenhos de seus capacetes durante a temporada. A justificativa é de que isso dificulta sua identificação por parte dos torcedores. Sebastian Vettel, famoso por usar desenhos diferentes, criticou a medida e até declarou que vai desrespeitá-la dependendo da pena.

8. Com Alonso e Button, McLaren espera 'Senna e Prost' e promete melhor dupla
Depois de muito suspense, a McLaren anunciou sua dupla de pilotos estrelada para a temporada de 2015, que marca o retorno da parceria histórica da equipe com a Honda: Jenson Button foi mantido pelo sexto ano e Fernando Alonso retornou ao time depois de oito anos. O espanhol teve uma primeira passagem conturbada, saindo depois de uma temporada de conflitos com o chefe Ron Dennis. Na apresentação,  porém, o dirigente assegurou que a McLaren teria a "melhor dupla do grid".

9. Grid da Fórmula 1 volta a ter 20 carros com confirmação da Manor Marussia
A menos de 10 dias dos primeiros treinos livres para o GP da Austrália, a Manor Marussia confirmou sua presença no grid. O time, que não participou das últimas três etapas de 2014 devido a problemas financeiros, vai estrear com um carro de 2014 modificado para atender às regras deste ano e terá como pilotos Will Stevens, que fez apenas uma prova na F-1, e o estreante Roberto Merhi.

10. Equipe de F1 foi vendida por menos de R$ 5. E não escapou da falência
A novela que culminou com o fim da Caterham depois de cinco temporadas teve uma série de capítulos, incluindo um jogo de empurra entre o dono do clube de futebol inglês Queen's Park Rangers e investidores do Leste Europeu. As tentativas de fazer a equipe sobreviver tiveram até uma 'vaquinha' feita pela internet, mas não deram em nada.

 

https://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2015/03/11/atualize-se-as-10-noticias-mais-importantes-da-pre-temporada-da-formula-1.htm